fbpx

Atividades que estimulam o cérebro na terceira idade – TOP 4 Melhores

Atividades que estimulam o cérebro na terceira idade

Durante boa parte de nossa vida, muitas das coisas que fazemos são pensadas apenas em prover dinheiro, mais dinheiro, e é claro, atender aos nossos sonhos, realizações e necessidades de nossa família. Certo?

Pois bem.

O que muita gente acaba esquecendo, é que para que tudo isso funcione e o mais importante, continue funcionando, é preciso entender que o nosso cérebro precisa de diferentes estímulos para renovar as energias e não faltar nenhum neurotransmissor.

E quando se trata da terceira idade, esse cuidado é de extrema importância, a fim de evitar doenças degenerativas e um estado emocional em desequilíbrio, como a depressão.

Por isso, ao invés de ficar somente em casa e manter sempre aquela mesma e velha rotina de sempre, veja agora algumas atividades excepcionais para fazer na terceira idade, mantendo a saúde do cérebro em dia como nunca! Confira.

1. Tai Chi Chuan: A arte marcial meditativa é uma das melhores práticas para a terceira idade

atividades que estimulam o cérebro na terceira idade
Fonte da imagem: infoescola.com

Para quem nunca ouviu falar do Tai Chi, essa prática milenar vem do oriente. 

Mas aqui, a arte marcial é aplicada de forma lenta, onde ao se concentrar nos movimentos, você silencia a mente, ajudando o seu corpo a estimular os meridianos.

Os meridianos por sua vez, são áreas energizadas do nosso corpo que mantém o equilíbrio da nossa saúde, seja física ou emocional.

Por isso essa prática é tão indicada para a terceira idade, pois é algo simples e prático de fazer e que não exige nenhum esforço físico por parte do praticante. 

Basta apenas paciência para fazer os movimentos de forma bem lenta!

2. Yoga: A prática indiana é uma das campeãs entre o público sênior

Fonte da imagem: blog.dilaoliveira.com.br

Quem não conhece a Yoga não é mesmo?

Porém, apesar de estar associada pela mídia como uma atividade para mulheres jovens e atléticas, essa prática de origem indiana, pode e deve ser feita não só pela terceira idade, mas por qualquer um que esteja interessado em aproveitar os seus benefícios.

E falando em benefícios, esses alongamentos do corpo, ajudam na elasticidade e também a manter as articulações fortes.

Além do mais, a Yoga trabalha questões emocionais, já que os movimentos energizam partes do corpo que acumulam dejetos de emoções negativas, que no final das contas, acabam afetando a nossa saúde física também.

3. Runas: Pouco conhecida pelo grande público, mas com benefícios inigualáveis para se manter jovem na terceira idade

Fonte da imagem: personare.com.br

As runas são posições e exercícios que fazemos com o nosso corpo a fim de promover melhora da circulação, resistência física e ainda o relaxamento e melhora do sono.

Além disso, a energia positiva gerada na prática das runas, ajudam no tratamento de problemas de saúde, tanto físicos, quanto emocionais.

Porém, diferente da Yoga, as runas são práticas de origem nórdica, onde geramos letras e símbolos com o posicionamento e atividade do nosso corpo.

E veja que curioso!

Essas letras, eram usadas pelos povos antigos para se comunicar.

Entretanto, para aqueles que estiverem bem mais dispostos, existe ainda a atividade derivada das runas, denominada de multi runas, onde danças características de povos ancestrais, são adicionadas as posições das runas, gerando movimentos divertidos que ajudam a estimular o corpo e o melhor, queimar calorias.

4. Viagens: Excelente para manter a terceira idade de bem com a vida

atividade que estimulam o cérebro na terceira idade

E para não perder o costume, nós da InterAtiva Viagens não poderíamos deixar de mencionar esta que é uma das atividades responsáveis por marcar toda uma vida.

Há quem não goste de viajar, mas uma coisa é fato: 

Conhecer lugares novos, pessoas e culturas diferentes é algo que além de encantador, vai de encontro com tudo o que falamos até agora neste artigo.

Afinal de contas, as lembranças que ficam na memória e a emoção de conhecer lugares novos, históricos e obras da natureza, despertam em nós a chama e a vontade de viver.

Dessa forma, você ajuda a manter o cérebro ativo, como também o enche de coisas boas e coisas novas que a vida pode nos proporcionar, e que para falar a verdade, a gente sempre acaba esquecendo não é mesmo?!

E para mais conteúdos como esse, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão os novos posts fresquinhos, assim que saírem aqui em nosso blog. Até a próxima.