Em um país onde a população de idosos é considerada a quinta maior do mundo, não se diz muito sobre como diariamente todas essas pessoas são destratadas.
Para entender melhor esse cenário, a InterAtiva Viagens, agência de turismo especializada em excursões para a terceira idade, realizou uma pesquisa com alguns de seus clientes e o que constatou foi no mínimo alarmante.
Acontece que de acordo com os entrevistados, muitas pessoas pensam que o fato de a pessoa ser velha ela é alguém desatualizada, inocente, fácil de enganar.
Tudo isso sem contar no desdenho por boa parte dos atendentes mais jovens de lojas e prestadoras de serviço.
Mas o que é a gerontofobia?
Esse termo é utilizado tanto para descrever as pessoas que tem medo de envelhecer, quanto aquelas que são indiferentes a um idoso.
Apesar de não ser uma patologia registrada no CID-10, psicólogos afirmam que a gerontofobia pode ser uma das causas da depressão na terceira idade por exemplo.
Isso porque ao ter uma crença limitadora quanto ao que se pode esperar dessa fase da vida, essas pessoas acabam por não enxergar os pontos positivos do inevitável, que é envelhecer.
Dessa forma, a conclusão é que esse preconceito contra tudo o que está envolvido a terceira idade, se torna um ciclo vicioso, já que tudo o que o gerontofóbico teme, é só o que enxergará de si mesmo ao envelhecer.
Os problemas mais enfrentados pelos idosos
Apesar dos direitos reservados pelo estatuto do idoso na Lei 10741/03, muitos ainda enfrentam:
Falta de respeito
Seja no caixa do supermercado ou em assentos de ônibus, além de muitos não respeitarem o espaço reservado ao idoso, ainda incitam discussões se forem abordados pelos mais velhos quanto a seus direitos.
Falta de atenção necessária
Rispidez no atendimento ao idoso é um dos pontos altos da gerontofobia. Os locais são os mais variados, incluindo até mesmo prestação de serviço por parte do governo, como em lotéricas e postos de saúde.
Ser enganado
Não é de hoje que o alvo número um de golpes pelo país são os idosos. Dos casos já registrados, nos mostram que os golpes podem ser dos mais variados, como:
- golpe da cura através da entrega do cartão de crédito
- golpe do crédito consignado
- golpe do dinheiro falso
E o que diz o estatuto do idoso?
De acordo com artigo 1º e 2º da lei, o idoso tem todos os direitos fundamentais a qualquer indivíduo, porém com oportunidades e facilidades para que seja preservada a sua saúde física e mental, incluindo ainda o aprimoramento moral, intelectual, espiritual e social em condições de liberdade e dignidade.
O que pode ser feito para mudar esse quadro
Partindo do princípio, trate seu próximo como você gostaria de ser tratado é que possível entender que não é a idade que irá definir caráter, nem o Q.I. de ninguém.
Porém, é necessário entender que problemas de saúde são mais recorrentes na terceira idade e por isso os idosos merecem uma atenção especial.
Esperança para o futuro
Assim como a InterAtiva Viagens, inúmeras empresas estão se voltando e especializando para um atendimento diferenciado ao público idoso, que encontra grande carência de serviços prestados com excelência e qualidade de acordo com o que eles precisam.
A estimativa é que até os próximos 20 anos, o Brasil tenha o dobro da quantidade de idosos do que temos hoje.
Portanto é fundamental ter a mente aberta para aceitar que a juventude é passageira e que a velhice espera por nós.
Mas até lá a InterAtiva continua trabalhando com as melhores excursões nacionais e internacionais para a terceira idade, e você? O que está esperando? Venha conhecer o mundo com pessoas mais experientes e permita que elas possam te transmitir toda essa vivência. Aguardamos você.