Muitas vezes, sentimos sintomas físicos e emocionais e não sabemos a origem deles. Crises de ansiedade, tristeza, depressão. Tédio, baixa imunidade, pressão alta, problemas cardíacos. Você sente algum desses sintomas? Saiba que você pode estar sofrendo de SOLIDÃO na Terceira Idade.
Me acompanhe nesse post urgente e necessário, descubra se você sofre desse mal e conheça 7 formas práticas de acabar com a solidão na terceira idade.
Solidão: uma epidemia silenciosa na terceira idade
Você sabe qual é o maior medo dos brasileiros na terceira idade? SOLIDÃO. Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo em parceria com a farmacêutica Bayer[1].
Para vencê-la, precisamos entender como ela se desenvolve, que males pode nos causar e o que podemos fazer para combate-la. É o que eu vou te mostrar nesse post.
Origem da solidão na terceira idade
Por que a solidão aumenta nas idades mais avançadas? Existem alguns fatores fundamentais para isso acontecer:
1° Aposentadoria
Quando nos aposentamos, deixamos de ter contato diário com nossos colegas de trabalho, com chefes e equipes que coordenávamos.
Acontece que o ambiente de trabalho é um facilitador de convívio social. Nele, mantemos contato diário com pessoas, o que nos aproxima, cria vínculos e relacionamentos importantes pra nossa vida.
Fora isso, o trabalho nos fazia sair de casa todos os dias, ver pessoas nas ruas, no trânsito, ter uma vida social ativa.
Então, a aposentadoria, enquanto nos traz um descanso merecido pelos anos de trabalho, nos tira todo esse convívio social. Ela nos afasta dos amigos do trabalho e nos deixa mais tempo em casa, facilitando o surgimento do sentimento de solidão.
2° Ausência de vida escolar
Da mesma forma, quando chegamos na terceira idade é comum não termos mais ambientes de estudo. Afinal, já deixamos a universidade, os cursos de especialização, os treinamentos para o mercado de trabalho.
Por isso, nossas possibilidades de fazer novos amigos e manter os antigos vão reduzindo, nos deixando mais sozinhos na terceira idade.
3° Independência dos filhos
Quando temos filhos, normalmente eles já saíram de casa quando chegamos na terceira idade. Às vezes, eles vêm nos visitar, mas não existe mais a presença diária deles em casa.
4° Viuvez
Além disso, muitos de nós ainda precisam lidar com a perda do companheiro ou companheira. Isso nos traz um aumento importante da solidão na terceira idade.
5º Pandemia da Covid-19
Como se não bastassem todos os problemas que já tínhamos que enfrentar normalmente nas nossas vidas, ainda tivemos mais essa “surpresa” para lidar em 2020: a pandemia da Covid-19. Ela nos condenou a um isolamento muito mais profundo e extremamente necessário.
Com isso, não podíamos nem mais fazer nossas atividades físicas diárias, caminhadas, academia e pilates; ficamos sem receber a visita de nossos filhos, netos, irmãos; até mesmo ir ao mercado envolvia uma dose extra de medo e insegurança.
Ou seja: ficamos trancados em casa, dia após dia, sem saber quando poderíamos sair novamente. Tendo como companhia apenas a televisão, que só nos traz notícias difíceis, nos deixando ainda mais angustiados.
Problemas causados pela solidão
Mas o pior problema disso tudo é que toda essa solidão não nos causa apenas tristeza momentânea. Ela afeta a nossa saúde física e mental.
Pesquisadores da Universidade de Chicago descobriram que o isolamento pode aumentar o risco de morte em 14% nas faixas etárias mais avançadas, porque o estresse prejudica o nosso sistema imunológico[2]. Piora ainda se ficarmos expostos demais a notícias que nos causam ansiedade, medo e mais estresse.
As consequências para a saúde são dramáticas. Sentir solidão pode interromper o sono, elevar a pressão arterial, aumentar o hormônio do estresse cortisol, alterar a expressão gênica nas células do sistema imunológico, aumentar a depressão e diminuir o bem-estar subjetivo geral.
Outra pesquisa da Universidade de York descobriu que a solidão e o isolamento social podem aumentar o risco de doenças cardíacas em 29% e o de acidentes vasculares em até 32%[3], além, é claro, de doenças como depressão.
Além disso tudo, ainda tivemos o aumento das dores por causa da parada de nossas atividades físicas: joelho, coluna, tudo passou a doer mais. Além do sono, muitos de nós perderam também o apetite. E muitos de nós sentem tudo isso, mas não sabem que tudo pode estar sendo causado pela solidão.
Todos esses sintomas geram uma bola de neve, uma piora constante do sistema imunológico e dos problemas de saúde físicos. Consequentemente, levando a um ciclo infinito de malefícios que a solidão na terceira idade pode nos trazer.
Mas existe solução!
Um estudo da Universidade de Harvard apontou que relacionamentos são a chave para uma vida não só longa, mas saudável e feliz[4]. Pessoas que têm e cultivam amigos vivem mais e vivem melhor, e são mais felizes.
Então, nós temos nas mãos o segredo da longevidade! Basta colocarmos ele em prática pra nos livrarmos de vez da solidão na terceira idade!
Vou te mostrar agora 7 formas práticas para você dizer adeus à solidão.
7 Formas práticas de acabar com a solidão na Terceira Idade
1. Tome a vacina contra a Covid-19
A vacina contra o Coronavírus é uma conquista mundial, aguardada ansiosamente por bilhões de pessoas. Sua eficácia, de todos os laboratórios, foi testada e aprovada por milhares de pesquisas ao redor do planeta, demonstrando ser muito segura e eficaz.
E ainda melhor: nós fazemos parte de um grupo privilegiado, pois estamos nos grupos prioritários e temos direito imediato e gratuito à vacina contra a Covid-19 em nosso país.
Enfim, a vacina vai nos dar segurança e liberdade para retomarmos muitas das nossas atividades que estavam paralisadas. Poderemos voltar a ver nossa família e amigos, reduzindo nossa solidão.
2. Promova encontros semanais com amigos ou familiares
Quantas vezes encontramos aquele amigo que há muito não víamos e dizemos: precisamos nos ver mais!
Além disso, muitas vezes sentimos falta de nossos filhos e netos, mas não tomamos a iniciativa de convidá-los para um almoço em família.
Promova encontros!
Marque um dia toda semana para almoçar com uma amiga, um amigo. Organize jantares de sábado ou domingo em família. Não deixe a solidão tomar conta de você.
3. Pratique atividades físicas em grupo
Grupos de academia, yoga, pilates, dança, caminhadas, fazem muito bem ao nosso corpo e à nossa mente.
Enquanto estimulamos nossos músculos e nossos órgãos, melhoramos nossa saúde física, estimulamos a liberação de hormônios do prazer, e, ainda melhor: fazemos amigos!
Sendo assim, aumentamos nosso convívio social e mantemos a vida ativa.
4. Faça cursos e pratique hobbies
Já pensou em aprender um novo idioma? Fazer um curso de literatura? Aprender a cultivar plantas e jardins? Fazer um curso de costura? As opções são inúmeras!
Mas, além de escolher um hobbie ou curso, faça em grupo. Isso vai reduzir a sua solidão na terceira idade, vai estimular sua memória, aumentar a sua felicidade e qualidade de vida.
5. Exercite sua espiritualidade em grupo
Independente da sua crença, exercitar a sua espiritualidade com amigos da mesma crença vai te fazer muito bem! Além de melhorar o seu convívio social, ainda vai te trazer uma paz interior muito boa para sua saúde.
6. Faça trabalho voluntário
Ajudar o próximo, por si só, já é uma atividade que comprovadamente melhora a nossa saúde física e emocional. Isso porque a sensação de partilhar com o outro um pouco do que temos ou do que sabemos, e um pouco do nosso tempo, faz um bem gigante para o próximo e também para nós.
Do mesmo modo, essas atividades também aumentam nosso convívio social, nos tira da zona de conforto. Elas fazem com que nos confrontemos com realidades bastante diferentes da nossa, estimulando o surgimento de novas amizades e o afastamento da solidão na terceira idade.
7. Faça viagens em grupo
Aqui está a dica de ouro! Você nem imagina quantos benefícios uma viagem pode trazer pra você, e eu vou te contar agora:
a) Viajar reduz a solidão, melhora nossa capacidade de socialização, amplia nossos relacionamentos e fortalece laços de amizade, novos e antigos. Se for com pessoas de nossa faixa etária então, muito melhor!
b) Viajar melhora nossa saúde física, pois sempre envolve movimentação corporal, estimula a gente a se mover, fazer pequenas caminhadas, sair da inércia.
c) Viajar melhora nosso sistema respiratório, nossa saúde cardíaca, reduz a pressão arterial, o estresse e, por tudo isso, melhora o nosso sistema imunológico.
d) Viajar melhora nossa saúde emocional. Isso porque as viagens nos fazem sentir muitas emoções boas, ainda mais quando viajamos com pessoas parecidas conosco, quando fazemos amizades.
e) Viajar aumenta a nossa independência, autoconfiança e autoestima, fundamentais para nossa saúde emocional.
f) Viajar melhora a nossa memória. O ato de viajar e de estar em locais diferentes da rotina estimula o cérebro com aquilo que é totalmente novo. Isso aumenta nossa atividade mental e a assimilação de novas informações.
Maravilhoso, não é? Cientistas das Universidades do Maranhão e de Fortaleza descobriram que viajar traz sentido à nossa vida, estimula nossa autonomia e independência, aumenta nossa qualidade de vida e expectativa de vida saudável, contribuindo para aumentar nossa longevidade com qualidade[5].
Quem nunca percebeu que, viajando, esqueceu completamente das doenças, das dores, dos problemas e dos medos, para apenas viver, aproveitar a vida, sorrir, se divertir?
++DICA BÔNUS++: Faça viagens com grupos específicos de Terceira Idade
Quando estamos em idades mais avançadas, temos necessidades e interesses um pouco diferentes de quando éramos mais jovens.
Não queremos viajar sozinhos, sem companhia, arriscando fazer amigos quando chegarmos no destino, nos sentirmos sozinhos.
Não queremos ter que nos preocupar com todos os detalhes do roteiro, decidir locais a visitar, comprar passagens aéreas, escolher os hotéis, contatar guias locais.
Temos medo de errar o portão ou a conexão no aeroporto, perder um voo, chegar no destino e o transporte não estar lá nos esperando.
Não queremos ficar em hotéis desconfortáveis, não queremos nos misturar com grupos que fazem trilhas, esportes radicais ou ficam em festas a noite toda.
Temos medo de fazer roteiros corridos, em que quase não dá tempo de ver nada, fazendo passeios rápidos e cansativos.
E, principalmente, temos medo de ficarmos desassistidos, de ir a outros países sem falar o idioma, de termos que resolver problemas sozinhos. Além de sentirmos algum problema de saúde e ficarmos sós.
Nós sabemos que viajar sozinho ou em pacotes padronizados e populares, na terceira idade, pode ser muito perigoso e nos causar muitos problemas.
Por isso, recomendamos fortemente: Na terceira idade, viaje muito, viaje sempre! Mas, além disso, viaje em grupos específicos para a Melhor Idade, com pessoas da sua faixa etária.
E, principalmente, com profissionais especializados e com experiência em viagens para o público sênior, que ofereçam toda a assistência e segurança que você precisa.
Quer conhecer o nosso Grupo de Viajantes da Melhor Idade? Clique aqui e saiba como funciona e como fazer parte!
E você? Tem se sentido muito só? Deixe seu comentário logo abaixo! Um grande abraço.
Referências:
[2] https://news.uchicago.edu/story/aaas-2014-loneliness-major-health-risk-older-adults
[3] https://www.pnas.org/content/pnas/early/2015/11/18/1514249112.full.pdf
[5] http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2359-07692019000200009