fbpx

Saiba como lidar com a solidão na terceira idade

A solidão é algo grave que atinge grande parte das pessoas que estão na terceira idade, essa etapa da vida estamos mais propensos a ficarmos sós.

Os filhos cresceram e saíram de casa. Não existe mais o trabalho que nos fazia estar próximo de outras pessoas, fazendo com que venhamos a passar mais tempo sozinhos, mas isso não tem nada de bom!

A solidão não é algo bom para ninguém e pode causar diversos problemas emocionais e psicológicos, incluindo a depressão, que falamos melhor no artigo sobre Depressão na Terceira Idade, clique aqui para saber mais.

Assim, para que você não seja tomado por esses sentimentos e aproveite a sua vida ao máximo, vou te dar algumas dicas de como lidar com essa solidão.

Participe de grupos e evite a solidão

Pode parecer até mesmo uma dica boba e até obvia, mas é necessário prestar atenção nisso. O que você faz no seu dia dia? Você tem alguma atividade que envolve grupos de pessoas? Interação entre outras pessoas? Isso é algo muito importante, comece a observar.

Quando mais jovens somos expostos ao colégio, faculdade, trabalho e outros ambientes, que nos proporcionam estar cercados de pessoas interagindo a todo momento.

Mas quando ficamos mais velhos e nos aposentamos, tendemos a ter menos ambientes de contato com outras pessoas, isso acaba desencadeando a forte sensação de solidão. A solução para isso é encontrar um grupo para poder estar em constante socialização.

Mas como encontrar um grupo que você se identifique?

Quando nos sentimos sozinhos, a melhor opção é procurar uma companhia, mas onde encontrar? Vou te dar algumas opções:

1° Academia

Hoje temos diversas modalidades de atividades pensadas para o público da terceira idade.

Uma delas é o uso da musculação, que pode ter diversos benefícios que vão além da saúde, mas é importante que você busque atividades que facilitem o contato em grupo como: hidroginástica, dança e pilates, por exemplo.

2° Cursos

Muitas pessoas aproveitam a aposentadoria para poder desenvolver novas habilidades. Inclusive, existem alguns cursos que são específicos para idosos que tem o objetivo de realizar essa interação. Existe uma infinidade de cursos, tanto presenciais como online também.

3° Igreja

Para os mais religiosos, participar das atividades e eventos que as igrejas proporcionam é uma ótima oportunidade.

Dessa forma, você consegue se aproximar de outras pessoas e inclusive, fazer novas amizades.

4° Grupos de viagens

Viajar é algo maravilhoso, conhecer novos locais, novas culturas, ter novas experiências é sempre bom, mas é possível fazer isso tudo em grupo.

Principalmente, se for em Grupos de Excursão da Terceira Idade como fazemos aqui na InterAtiva, assim tudo fica melhor, pois os grupos são feitos e criados com o objetivo de gerar interação e fazer amizades, o que facilita bastante esse processo.

Para finalizar

A melhor maneira é: Buscar estar em locais que te proporcionem uma interação com pessoas bacanas que, assim como você, estão em busca de fazer amizades.

E se você quiser saber como viajar o mundo enquanto faz amigos da terceira idade, insira o seu e-mail abaixo e assim que nosso e-book estiver pronto, estaremos enviando para você, está bem?

Se você gostou desse artigo ou quer complementar com alguma informação, basta deixar no campo de comentários logo abaixo.

Até logo! Abraços.