A depressão na terceira idade é uma doença cada vez mais comum. Ela traz uma sensação muito forte de angústia e desesperança, reduzindo a alegria e a disposição.
Esse mix de sentimentos tem diversas causas e pode ser tratado. Além disso, existem várias maneiras de você se ver livre dele, apenas mudando alguns hábitos.
Então, se você está se sentindo triste e sozinho(a), chegou ao lugar certo! Vou te mostrar ótimas possibilidades para dar um basta nesse sofrimento. Vamos lá?
O que é e como acontece uma depressão na terceira idade
As causas de uma depressão na terceira idade podem ser tanto físicas quanto emocionais, girando em torno de alguns conflitos que costumam surgir nessa época da vida.
Tudo começa quando…
…Você se vê frente ao desafio de seguir com a vida, de uma maneira totalmente diferente ao que estava acostumado(a).
Seja pela perda da esposa, do marido, de amigos, ou até mesmo pelo afastamento inevitável de uma filha ou filho que morava com você e se casou. Se você estava habituado(a) a trabalhar fora, a aposentadoria também muda radicalmente a sua rotina.
Então a solidão, o tédio e a perda de interesse pelas coisas podem começar a te sufocar, já que não há nada como uma boa prosa, não é mesmo?
Mas o que é exatamente a depressão?
Vamos deixar de lado os termos médicos e esclarecer que a depressão é uma melancolia profunda, que fica ao seu redor até mesmo nos momentos engraçados da vida.
E o que pode causá-la?
A disposição genética, ou a presença da depressão mesmo antes de você chegar na terceira idade, podem ser alguns dos motivos. Essa pré-disposição pode se intensificar quando você:
- não consegue lidar bem com as perdas que vivenciou na família
- passa a depender de seus filhos, netos e de outras pessoas em algum aspecto
- sente dores ou outros problemas de saúde que começam a te afligir
- começa a morar só
E a solidão está envolvida em cada um desses aspectos. Por isso é importante entender a solidão para saber como lidar com ela.
Como curar essa solidão
Bom, não é muito segredo que o melhor modo de curar a solidão é conversando com alguém.
Porém, mesmo que não seja possível que seus familiares, filhos e netos visitem sua casa com frequência, ou que você tenha a presença deles o tempo todo, não quer dizer que não haja outra solução.
Há momentos em que estamos sozinhos e temos que aproveitar a nossa própria companhia.
Também temos um artigo explicando sobre a gerontofobia no Brasil e que a idade não define ninguém, envelhecer não te impede de aproveitar a vida!
Clique aqui para ler o artigo: Gerontofobia no Brasil
Como aproveitar a sua própria companhia?
Aproveitar a sua própria companhia é tirar um tempo para se dedicar exclusivamente à pessoa mais importante da sua vida, você.
E quando falo de se dedicar a si mesmo, me refiro a fazer coisas que você goste, se cuidar e prestar um pouco mais de atenção em si, na sua mente, corpo, hábitos e tudo o que te faz ser quem você é.
Ás vezes estamos tão acostumados a ficar cercados por pessoas que esquecemos como é bom aproveitar a nossa própria presença. Saber curtir a sua própria presença é um grande passo contra a solidão.
Formas de aproveitar o seu tempo com si mesmo
- Planejar futuros passeios ou viagens
- Fazer algum curso que você goste
- Ler os livros que estão na estante
- Ver filmes que te agradem
- Cuidar de si mesmo
- Dar uma renovada no jardim
- Botar em prática algo que você sempre quis fazer
Porque viajar: se abra ao novo e explore diferentes oportunidades
Algo tão benéfico quando curtir a sua própria companhia é também fazer novas amizades.
As viagens permitem isso, além da oportunidade de conhecer lugares lindos e maravilhosos que você talvez sempre tenha sonhado.
Toda essa expectativa de um novo mundo ao seu redor irá fazer com o que o seu cérebro tente se adaptar ao que está por vir.
Dessa forma, ele vai utilizar mecanismos que estavam inativos há algum tempo e fazer com que a depressão seja uma página antiga na sua história, ou nem chegue a fazer parte dela.
Ao viajar você vai abrir portas que jamais imaginava que existiam, como poder:
- sair da rotina
- conhecer novas pessoas
- conhecer novos lugares
- vivenciar outras culturas
- estar frente às maravilhas da natureza
E o melhor: ter momentos felizes de verdade para poder dividir com quem você ama quando voltar.
Sabemos que, em algum momento, vai passar pela sua cabeça que está velho ou velha demais pra isso.
Mas não permita que a sua idade te impeça de vivenciar experiências únicas e encantadoras! Deixe que o universo traga isso de volta para você.
Acredite, quando pensamos que não há mais nada para nós aqui, tem um mundo todo à nossa volta, pronto para ser explorado e te devolver toda a alegria que você precisa. Pense nisso!
A melhor solução é aproveitar a vida! Quer saber o porque? Aqui nesse outro artigo te explicamos um pouco mais sobre isso: Aproveitando a vida